Marque uma consulta (53) 3251-4111 | (53) 3228-6934

Terapia Ortomolecular - Fitoterapia

Tratamento disponível

É uma terapia que analisa o homem como um todo: físico, emocional e mental.

A palavra orto, derivado do grego, significa correto ou adequado. Na prática, é a correção das moléculas do organismo. É uma terapia que analisa o homem como um todo: físico, emocional e mental.

Ensina o ser humano a ser mais saudável, a ter vitalidade, capacidade de memória, equilíbrio, bom sono, motivação, melhor desempenho em todas as atividades de vida diária.

A aplicação da Terapia Ortomolecular é individualizada, com necessidades e deficiências diferentes, onde não podemos generalizar e tratar todos igualmente. Por essa razão, o que é bom para alguns poderá ser ruim para outros.

Não é uma especialidade nova, mas é um método inovador de gerenciar a saúde tratando o indivíduo como um todo. É uma opção na prevenção das doenças crônicas degenerativas e naquelas em que se sugere a ação dos radicais livres como envelhecimento precoce, e intoxicação por metais pesados como: chumbo, mercúrio, alumínio, cádmio etc...”

Porque associar a oligoterapia (TERAPIA ORTOMOLECULAR) aos tratamentos quiropráxicos e fisioterapêuticos?

Tão importante como efetuar boas manipulações vertebrais, ou mais genericamente, articulares, é se melhorar o estado geral do paciente a fim de evitar recidivas. É certo que ginásticas bem orientadas reeducações funcionais são muito importantes. Mas, um sujeito fatigado ou apresentando quadros complexos, ficará sujeito a recidivas. Daí ser importante o tratamento com oligoelementos, que permitirá recuperar seu estado de saúde e consolidar os ligamentos e demais estruturas.

Nem seria necessário dizer que não existe incompatibilidade entre as vacinas e os oligoelementos. Pelo contrário, a associação entre eles só pode ser benéfica, sejam eles puramente preventivas ou com efeitos terapêuticos: sendo o reforço do terreno já uma forma de prevenção, obteremos uma melhora da defesa orgânica contra as infecções oportunistas. Os oligoelementos não substituem as vacinas, nem medicações e tratamentos já prescritos, mas agem em sinergia com elas, trazendo excelentes resultados e a devolução da qualidade de vida pro paciente de forma muito mais rápida, eis, o segredo de uma melhora catedrática!

 

Benefícios da Terapia Ortomolecular:

- Energia, saúde e força

- Desintoxica o organismo

- Equilíbrio do peso

- Bom sono

- Depressão

- Medo

- Ansiedade

- Síndrome do pânico

- Stress

- Pânico

- Memória

- Bem-estar

- Elasticidade da pele

- Retarda o envelhecimento

- Unhas

- Cabelos

Indicado para qualquer problema na fase de disfunção do organismo.

 

Fitoterapia é a prevenção e o  tratamento de doenças mediante o uso de plantas (Ferreira, 1999). Phyton, em grego, quer dizer “planta” e therapeia  vem do verbo therapeuo, que significa  “tratar, cuidar”. Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.

Hoje, muitas pessoas sofrem com dores. A fitoterapia pode ajudar essas pessoas.

Os anti-inflamatórios e analgésicos (fármacos de prescrição médica) são categorias de medicamentos comumente prescritos em condições de dor inflamatória, tanto articulares como musculares. Devido aos frequentes efeitos adversos dos anti-inflamatórios, assim como importantes acontecimentos deletérios envolvendo alguns destes, fez-se necessária uma procura por novas opções analgésicas no tratamento da inflamação. Por exemplo, os estudos clínicos realizados apontaram que o alfa-humuleno (princípio ativo da planta) é tão eficaz quanto o diclofenaco no tratamento de tendinite crônica e de dores miofasciais, com a vantagem de não causar reações adversas, como dores gástricas ou alergia locais.

Existem inúmeros fitomedicamentos para uso oral e tópico utilizados no controle da dor e inflamação, vários deles já encontram-se disponíveis nas farmácias de manipulação, porém tudo depende do quadro do paciente e a necessidade de orientar o uso dos mesmos.